Lar Educação 20% dos jovens já receberam conteúdo sexual, diz pesquisa – 22/10/2025 – Educação
Educação

20% dos jovens já receberam conteúdo sexual, diz pesquisa – 22/10/2025 – Educação

Uma a cada cinco crianças e adolescentes do país, com idade entre 11 e 17 anos, relata já ter recebido mensagem ou solicitação com conteúdo sexual na internet. O dado é da pesquisa TIC Kids Online Brasil.

Os resultados mostram que esse relato é mais frequente entre adolescentes do sexo masculino —12% afirmaram já ter recebido mensagem desse tipo. Entre as meninas, são 10%.

Além disso, 8% das crianças e adolescentes dessa faixa etária relataram já ter visto vídeos ou imagens com conteúdo sexual.

A pesquisa do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação) foi divulgada na manhã desta quarta-feira (22) e analisa o comportamento digital na infância e adolescência. Foram entrevistadas 2.370 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, além dos seus pais ou responsáveis. As entrevistas foram feitas de março a setembro de 2025.

Os dados indicam que a disseminação desse tipo de conteúdo se torna mais comum conforme a idade avança. Entre as crianças de 9 a 10 anos, 3% relataram já ter visto imagens ou vídeos sexuais.

Essa proporção sobe para 6% na faixa etária de 11 a 12 anos, 7% na de 13 a 14 anos e chega a 13% entre os que têm de 15 a 17 anos.

Ainda segundo o levantamento, 6% das meninas relatam já ter recebido pedido para que enviassem foto ou vídeo em que aparecem sem roupa. Entre os meninos, são 3%.

Os dados da pesquisa foram coletados antes da aprovação do ECA Digital (Estatuto Digital da Criança e do Adolescente), que visa garantir um ambiente digital mais seguro e saudável para esse público.

Para os coordenadores da pesquisa, a nova legislação pode proteger melhor crianças e adolescentes na internet. Também avaliam que o aumento da discussão sobre o assunto pode inibir abordagens sexuais a jovens.

Proposto em 2022, o projeto do ECA Digital ganhou fôlego para ser aprovado neste ano após denúncias feitas pelo youtuber Felipe Brassanim Pereira, o Felca, contra criadores de conteúdo que gravavam vídeos envolvendo menores de 18 anos sexualizados ou em ambientes com adultos. Entre os principais nomes, estava o influenciador Hytalo Santos.

FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Enem Belém 2025: confira gabarito oficial do primeiro dia – 04/12/2025 – Educação

O Inep, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta quinta-feira...

Daniel Vilela inaugura nova escola em Aparecida de Goiânia e reforça meta de substituir unidades de placas

O vice-governador Daniel Vilela entregou, nesta terça-feira (21/10), a nova sede do...

Trabalhar é motivo para maioria dos homens deixar escola – 03/12/2025 – Educação

A necessidade de trabalhar foi motivo listado pela maioria dos homens entre...

Porangatu anuncia bonificação histórica para profissionais da educação

A Prefeitura de Porangatu encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei...