Lar Agricultura Soja: Cotações internas e externas recuam
Agricultura

Soja: Cotações internas e externas recuam

Os preços internos e externos da caíram na última semana. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão veio do encerramento da colheita nos Estados Unidos, do bom ritmo das semeaduras no Brasil e na Argentina e da desaceleração na demanda global. Por outro lado, a alta do frente ao Real limitou a queda doméstica. Agentes de indústrias brasileiras, que vinham adquirindo bons volumes de soja nas últimas semanas, agora estão mais afastados das compras, conforme explicam pesquisadores do Cepea. Do lado dos vendedores, o Centro de Pesquisa aponta que há certa resistência nas negociações do remanescente da safra 2023/24, e muitos indicam não ter necessidade de caixa neste momento.

MILHO: Menor interesse comprador interrompe altas de preços

O movimento de alta dos preços do , que vinha sendo verificado desde agosto, foi interrompido na última semana em parte das regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão veio do menor interesse de compradores. Do lado vendedor, pesquisadores do Cepea explicam que muitos produtores, sobretudo os do estado de São Paulo, estão afastados das negociações, atentos ao desenvolvimento da safra verão, que vem sendo favorecido pelo clima na maioria das regiões. A semeadura da safra verão 2024/25 avança e se aproxima da reta final no Sul do País.

MANDIOCA: Leve aumento de oferta limita valorizações

Motivados pelas contínuas altas de preços, produtores de mandioca sinalizaram maior interesse pela comercialização na última semana, seja para se capitalizar ou por conta de expectativas baixistas, sobretudo para o início de 2025. Assim, pesquisas do Cepea mostram que houve leve aumento na oferta de raízes, o que, ainda que de forma pontual, minimizou o movimento altista das cotações. Segundo levantamentos do Cepea, o valor médio nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 692,06 (R$ 1,2036 por grama de amido) na semana passada, ligeira elevação de 0,6% sobre o do período anterior. Em 12 meses, o aumento é de 9,9%, em termos reais (utilizando-se o IGP-DI como deflator).

FEIJÃO: Clima favorece colheita

O clima ao longo da semana passada, de modo geral, favoreceu os trabalhos de campo envolvendo o feijão. Assim, levantamento do Cepea mostra que a oferta de feijão de melhor qualidade cresceu frente ao registrado na semana anterior. Dentre as regiões acompanhadas, o destaque foi Itapeva (SP), onde a estabilidade climática permitiu a intensificação da colheita e, consequentemente, o crescimento na disponibilidade de grãos de qualidade superior. Porém, também foram verificadas ofertas de lotes prejudicados pelas chuvas de semanas anteriores – nestes casos, a preços menores.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Agro é Show impulsiona agronegócio regional na Expo Catalão 2025

Catalão (GO) – A Expo Catalão 2025 abriu espaço para o fortalecimento...

Sabores do campo encantam o público na 10ª edição do Festival de Receitas da Expo Catalão 2025

A 10ª edição do Festival Receitas do Campo foi um dos destaques...

Expo Kids encanta público infantil e registra recorde de participação na Expo Catalão 2025

A Expo Kids 2025, projeto infantil da Expo Catalão, mais uma vez...