Lar Agricultura Café: Indicador do arábica sobe mais de 30% em novembro
Agricultura

Café: Indicador do arábica sobe mais de 30% em novembro

O Indicador CEPEA/ESALQ do do tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, iniciou esta semana próximo dos R$ 2 mil/saca de 60 kg, acumulando forte alta de 30,44% no mês (até o dia 25). Nessa segunda-feira, 25, o Indicador fechou a R$ 1.989,64/saca de 60 kg, o maior valor real da série histórica desde 21 de janeiro de 1998, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI de outubro/24). Pesquisadores do Cepea explicam que o impulso vem da oferta de bastante limitada no spot nacional. Mesmo diante das sucessivas altas, as negociações envolvendo o arábica continuam lentas. Segundo o Centro de Pesquisas, produtores estão afastados, acreditando em novas valorizações, enquanto outra parcela prefere não negociar nesta proximidade do fim do ano, por questões fiscais.

ARROZ: Liquidez segue baixa e cotações, em queda

Levantamentos do Cepea mostram que as negociações de no Rio Grande do Sul seguiram lentas na última semana, com os preços nos menores patamares desde o início de maio, período das inundações que atingiram o estado. Pesquisadores do Cepea explicam que a pressão vem sobretudo do aumento da oferta. Receosos quanto a quedas mais intensas antes mesmo da chegada da nova safra, vendedores disponibilizaram um volume maior no spot. Por outro lado, compradores continuam adquirindo o produto apenas para repor parte dos estoques, buscando escoar esses lotes a valores superiores aos atuais. Segundo colaboradores do Cepea, a quantidade beneficiada segue reduzida, o que reforça a retração nas compras.

ALGODÃO: Preços da pluma reagem

Os preços do em pluma reagiram nos últimos dias. Segundo pesquisadores do Cepea, os aumentos refletiram a postura firme de vendedores em suas ofertas e a disposição de parte de compradores em pagar valores um pouco maiores, sobretudo quando encontram lotes com a qualidade desejada. Além disso, a valorização externa reforçou o movimento de recuperação no Brasil. Pesquisadores do Cepea explicam que, com a proximidade do final de ano, agentes estão focados nos embarques dos contratos a termo, direcionados aos mercados interno e externo. No entanto, alguns ainda realizam novas aquisições para atender à necessidade imediata e/ou para manutenção de estoque.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Agro é Show impulsiona agronegócio regional na Expo Catalão 2025

Catalão (GO) – A Expo Catalão 2025 abriu espaço para o fortalecimento...

Sabores do campo encantam o público na 10ª edição do Festival de Receitas da Expo Catalão 2025

A 10ª edição do Festival Receitas do Campo foi um dos destaques...

Expo Kids encanta público infantil e registra recorde de participação na Expo Catalão 2025

A Expo Kids 2025, projeto infantil da Expo Catalão, mais uma vez...