Lar Educação Goiás Social promove formatura de mais de 80 idosos em curso de inclusão digital
Educação

Goiás Social promove formatura de mais de 80 idosos em curso de inclusão digital

O Goiás Social realizou, nesta quarta-feira (05/02), a cerimônia de formatura da 2ª turma do programa Cidadão Tech 60+. O evento, realizado no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, contou com a presença de 83 formandos, que receberam seus certificados e celebraram a conclusão de uma jornada de aprendizado e superação. Todos ganharam aparelhos celulares doados pela Receita Federal.

O Cidadão Tech 60+ é uma iniciativa pioneira do governo de Goiás, desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O programa tem como objetivo reduzir a exclusão digital entre os idosos, promovendo autonomia, inclusão e cidadania por meio do acesso às ferramentas digitais.

Ao todo, o curso formou 301 idosos de cinco municípios goianos em 2024: Catalão, Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Senador Canedo — sendo 137 capacitados no primeiro semestre e 164 no segundo. “O Cidadão Tech 60+ é uma ferramenta de transformação social. Ao levar conhecimento digital aos idosos, estamos promovendo autonomia, inclusão e cidadania. Cada formando é um exemplo de que nunca é tarde para aprender e se conectar com o mundo digital e de que, em Goiás, a tecnologia é para todos e muda a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

Com uma carga horária de 60 horas, o curso abordou temas como alfabetização digital, serviços online e aplicações práticas de tecnologias, capacitando os participantes para o uso seguro e eficiente das ferramentas digitais. O programa está alinhado ao Goiás Social, que busca superar as barreiras impostas pela vulnerabilidade social, facilitando o acesso a serviços públicos e abrindo novas oportunidades.

“Eu não sabia mexer no celular e, com o curso, aprendi muita coisa. Foi gratificante e maravilhoso conseguir ligar o celular e aprender a mexer no WhatsApp e no Instagram. Sou muito grata ao governo de Goiás por disponibilizar esse curso para a gente”, disse Maria de Fátima dos Santos, de 67 anos, que fez o curso em Goiânia.

FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Enem Belém 2025: confira gabarito oficial do primeiro dia – 04/12/2025 – Educação

O Inep, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta quinta-feira...

Daniel Vilela inaugura nova escola em Aparecida de Goiânia e reforça meta de substituir unidades de placas

O vice-governador Daniel Vilela entregou, nesta terça-feira (21/10), a nova sede do...

Trabalhar é motivo para maioria dos homens deixar escola – 03/12/2025 – Educação

A necessidade de trabalhar foi motivo listado pela maioria dos homens entre...

Porangatu anuncia bonificação histórica para profissionais da educação

A Prefeitura de Porangatu encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei...