Levantamento da Folha elenca as instituições de ensino médio do país com as melhores notas de estudantes no Enem 2024. O desempenho foi calculado utilizando os microdados do exame, divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 8 de julho.
O ranking foi construído com base na nota média da prova de redação e da prova objetiva. As escolas consideradas deveriam ter dez ou mais inscritos entre seus estudantes e taxa de participação na prova deveria ser maior do que 50%.
Na ferramenta abaixo, é possível pesquisar pelo nome da instituição ou filtrar por estado, cidade e bairro. Também é possível filtrar por nota da redação ou da prova objetiva. Caso determinado colégio não apareça, é possível que não se enquadre na metodologia (veja ao fim do texto). Os nomes aparecem exatamente como na listagem do Inep.
Todas as instituições que dominam o topo do ranking nacional, nas duas provas, são privadas. Os colégios com melhor desempenho na prova objetiva foram: Farias Brito, Christus e Ari de Sá, todos localizados em Fortaleza (CE). Já os primeiros na redação foram Colégio Apogeu, de Juiz de Fora (MG), Ipiranga, de Petrópolis (RJ), e Regina Coeli, de Veranópolis (RS).
A primeira escola pública que aparece no ranking da prova objetiva é o Colégio Naval, localizado em Angra dos Reis (RJ), na 12ª colocação. Na redação, o Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Souza, em Acaraú (CE), aparece no 25º lugar.
Na cidade de São Paulo, a melhor instituição na prova objetiva é o Objetivo Colégio Integrado, no bairro de Bela Vista, com nota média de 840,93. Na redação, o Colégio Novo Horizonte é o melhor no ranking, com 882,73.
METODOLOGIA
Foram incluídas no levantamento somente escolas com mais de dez estudantes inscritos e comparecimento de ao menos 50%.
O ranking considerou só prováveis concluintes, que de acordo com critérios do Inep, são estudantes do 3º e 4º ano do ensino médio, seja na modalidade regular, técnica, magistério ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Provas invalidadas ou com nota zero não foram levadas em consideração, seguindo uma metodologia do Inep. O porte da escola foi definido de acordo com a quantidade total de prováveis concluintes, de acordo com dados divulgados no Censo Escolar 2024.
Escolas divulgadas como municipais, estaduais e federais foram colocadas na categoria pública, e as p rivadas permaneceram com o mesmo nome.
















Deixe um comentário