Catalão (GO) – A Expo Catalão 2025 abriu espaço para o fortalecimento do setor agropecuário com a realização do Agro é Show – 1ª Feira de Negócios, que teve início na manhã desta segunda (21) e segue até quarta-feira (23), no Parque de Exposições Waldivino José Duarte. A iniciativa reúne produtores rurais, empresas, instituições financeiras e lideranças em torno de inovação, tecnologia e negócios no campo.
Com uma estrutura voltada para a geração de oportunidades, o evento oferece palestras técnicas, oficinas especializadas, exposição de máquinas e insumos agrícolas, além de atendimento sobre linhas de crédito rural e orientações do Plano Safra 2025/2026. Também há espaços para integração entre empresas e produtores, fomentando parcerias e atualizações tecnológicas.

Entre os destaques da programação técnica, na tarde desta segunda-feira (21), a área de Agro da Caixa Econômica Federal promoveu a palestra “Novo Plano Safra”, apresentando detalhes sobre as novas diretrizes de crédito e financiamento voltadas ao setor produtivo. Já na manhã desta terça-feira (22), o público participou da palestra “Agro é Show”, com o tema “Plantabilidade”, ministrada por Maurício Lucheta, especialista da Pampa Máquinas/Bradesco, que abordou estratégias para o melhor desempenho na semeadura e aumento de produtividade no campo.

A abertura da feira contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da ACIC/CDL, César Safatle, os secretários municipais: Silas Tristão (Agricultura) – que representou o prefeito Velomar Rios – que está em Missão Comercial Internacional ao Japão, Giovanni Cortopassi (Industria e Comercio); o superintendente da SAE, Rogério Pires; o presidente da Câmara Municipal, Dr. Jair Humberto da Silva; e o vereador Helson Barbosa de Souza – Caçula. Também esteve presente a secretária de Estado da Agricultura em exercício, Glaucilene Carvalho, que representou o secretario estadual Pedro Leonardo, o vice-governador Daniel Vilela e o governador Ronaldo Caiado.

Para o presidente do Sindicato Rural de Catalão, Ricardo Pires Monteiro, a feira representa um marco para a economia regional. “O Agro é Show nasceu para fortalecer o que temos de melhor: o trabalho do produtor rural. Este espaço é uma vitrine para negócios, inovação e conhecimento. A resposta do público está sendo muito positiva”, afirmou.

O vice-presidente do Sindicato, Divano Elias da Silva Júnior, reforçou o caráter estratégico do evento: “Queremos que o produtor encontre aqui as ferramentas necessárias para crescer com segurança e eficiência. O Agro é Show aproxima quem produz de quem oferece soluções, conhecimento e crédito.”

Já o diretor financeiro do Sindicato, Renato Ribeiro dos Santos, destacou o planejamento e a estrutura da feira. “Fizemos um planejamento financeiro para garantir qualidade aos expositores e conforto ao público. O resultado está sendo uma feira organizada, participativa e com grande potencial de crescimento”, pontuou.

A gerente de marketing do Sindicato, Cris Terra, ressaltou a identidade visual e as ações de comunicação como ferramentas de aproximação com o público. “Pensamos em cada detalhe para tornar o Agro é Show uma marca forte e acolhedora. Buscamos transmitir os valores do agronegócio com modernidade, emoção e profissionalismo.”

O vice-presidente do Sistema FAEG/Senar, Eduardo Veras, também elogiou a realização do evento. “É uma satisfação ver o Agro é Show acontecendo com tamanha qualidade. Eventos como este ampliam o acesso à informação, à capacitação e às oportunidades para os produtores. Catalão dá exemplo de como unir tradição, tecnologia e gestão eficiente.”

Representando os expositores e patrocinadores, o empresário Luiz Fava Júnior, da Fava Sementes, destacou a relevância do evento para o fortalecimento do setor. “Estamos orgulhosos em apoiar uma feira que valoriza o produtor rural e promove o desenvolvimento do agronegócio com seriedade e inovação. O Agro é Show demonstra a força da união entre iniciativa privada, entidades e produtores em prol de um futuro mais produtivo e sustentável”, afirmou.

Entre os parceiros, a Caixa Econômica Federal participa com estande institucional, oferecendo serviços de crédito rural e educação financeira. A programação inclui ainda atividades voltadas ao público infantil, integradas ao espaço ExpoKids.






A feira conta com a presença de empresas do setor, cooperativas, consultores e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).


A Expo Catalão 2025 segue até o dia 26 de julho, com shows, rodeio, festival gastronômico e atrações culturais. Já o Agro é Show se consolida como o principal ponto de encontro do agronegócio regional, contribuindo para o desenvolvimento de Catalão e de toda a região Sudeste de Goiás.
















Deixe um comentário