Lar Religião Aldeia se entrega a Jesus após ouvir a Bíblia no próprio idioma
Religião

Aldeia se entrega a Jesus após ouvir a Bíblia no próprio idioma

Missionários da Sociedade Bíblica compartilharam um testemunho sobre a transformação de uma aldeia na África após o contato com a Bíblia em sua língua materna. A comunidade, localizada em Togo, na África Ocidental, abandonou práticas de feitiçaria e passou a adotar a fé cristã.

De acordo com um missionário, “nos últimos dois anos, 78 pessoas se uniram para traduzir a Bíblia para o idioma Kabiye. Elas doaram milhares de libras para completar a tradução e garantir que toda a Escritura estivesse acessível aos falantes de Kabiye.”

A missão foi realizada em uma aldeia na região de Togo, onde a equipe conheceu o pastor Sylvain Panaesse, que tem liderado a Igreja Pentecostal Bafei há quatro anos. “Quando fui chamado para ser pastor, eu poderia ter ido para uma igreja em Lomé, a capital, mas senti que Deus me chamava para a área da floresta”, afirmou Sylvain.

Ao chegar à aldeia, o pastor encontrou apenas três membros na igreja, todos fazendeiros analfabetos, e ele próprio também não sabia ler em Kabiye. “Eles não tinham certeza sobre eu me tornar o pastor deles”, explicou. Determinado, Sylvain aprendeu a ler o Novo Testamento em Kabiye e começou a evangelizar a comunidade.

“O que fiz foi ir de casa em casa, convidando as pessoas para receber roupas e alimentos doados por igrejas da cidade”, contou. Os moradores puderam pegar os itens após o culto de domingo, no qual ouviam louvores e passagens bíblicas em Kabiye.

Um dos momentos mais impactantes ocorreu quando os fazendeiros ouviram pela primeira vez a parábola do semeador, e, ao escutá-la em sua língua materna, exclamaram: “Isso também está na nossa língua!”

O impacto foi significativo. “Quando o povo ouve a Bíblia em francês, eles dizem: ‘Esse não é o meu Deus. Ele é um estrangeiro’. Mas, quando eles ouvem o Novo Testamento em Kabiye, eles dizem: ‘Ah, Jesus é Kabiye!’”, compartilhou o pastor.

Crescimento da Igreja

Atualmente, a igreja de Sylvain conta com 130 membros, incluindo entre 60 e 80 crianças. O povo Kabiye, que historicamente segue práticas animistas, tem experimentado grandes mudanças.

“Antes, eles bebiam muito álcool e, quando enfrentavam problemas, recorriam aos feiticeiros. Agora, estão deixando de beber e, quando têm dificuldades, nos reunimos para orar”, disse o pastor.

Sylvain acredita que a tradução do Novo Testamento para Kabiye foi a chave para o crescimento da igreja. “Agora, precisamos da Bíblia inteira em Kabiye”, afirmou.

Recentemente, os apoiadores da Sociedade Bíblica tornaram possível a tradução completa da Bíblia Kabiye, incluindo o Antigo Testamento, que foi finalizado e será publicado em breve. Essa tradução é vista como um marco para a comunidade, que agora tem acesso total à Escritura em sua língua nativa.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Avião de agência humanitária evangélica é sequestrado

Um avião da Samaritan’s Purse, que transportava ajuda humanitária para o Sudão...

Indicação de Jorge Messias ao STF amplia crise com evangélicos

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no...

Joe Rogan diz que a Bíblia é ‘fascinante’ e destaca bondade

O podcaster Joe Rogan compartilhou recentemente mais detalhes sobre sua jornada em...

Papa Leão XIV elogia ‘corajoso testemunho de cristãos armênios’

O papa Leão XIV elogiou a perseverança e a fé dos cristãos...