Lar Esportes Avião da Embraer foi abatido por defesa aérea russa, dizem quatro fontes Por Reuters
Esportes

Avião da Embraer foi abatido por defesa aérea russa, dizem quatro fontes Por Reuters

Por Nailia Bagirova

BAKU (Reuters) – Um voo da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão na quarta-feira foi derrubado por um sistema russo de defesa aérea, disseram à Reuters quatro fontes com conhecimento das conclusões preliminares da investigação do Azerbaijão.

Um jato de passageiros da Embraer (BVMF:) caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na quarta-feira, matando 38 pessoas, depois de desviar de uma área da Rússia na qual Moscou usou sistemas de defesa aérea contra ataques de drones ucranianos nos últimos meses.

O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines voou por um tempo fora de sua rota programada de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na Chechênia, e caiu na costa oposta do Mar Cáspio, após o que o órgão de fiscalização da aviação da Rússia disse ser uma emergência que pode ter sido causada por uma colisão com pássaros.

As autoridades não explicaram imediatamente por que ele cruzou o mar, mas a queda ocorreu depois que ataques de drones ucranianos neste mês atingiram a região da Chechênia, no sul da Rússia. O aeroporto russo mais próximo na rota de voo do avião foi fechado na manhã de quarta-feira.

Uma das fontes azerbaijanas familiarizada com a investigação sobre o acidente disse à Reuters que os resultados preliminares mostraram que o avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir-S, e suas comunicações foram paralisadas por sistemas de guerra eletrônica na aproximação de Grozny.

A fonte declarou: “Ninguém afirma que foi feito de propósito. No entanto, levando em consideração os fatos estabelecidos, Baku espera que o lado russo confesse o abate da aeronave.”

Três outras fontes confirmaram que a investigação azerbaijana chegou à mesma conclusão preliminar. O Ministério da Defesa da Rússia não respondeu a um pedido de comentário.

O promotor de transportes do Cazaquistão para a região onde o avião caiu disse que sua investigação ainda não chegou a nenhuma conclusão sobre o acidente. O vice-primeiro-ministro cazaque Qanat Bozymbaev afirmou que não podia confirmar nem negar a tese de que as defesas aéreas russas abateram o avião.

O Kremlin, questionado antes da reportagem da Reuters sobre a ideia de que a aeronave havia sido alvejada pelas defesas aéreas russas, disse que uma investigação estava em andamento e que seria impróprio comentar até que o inquérito chegasse às suas próprias conclusões.

“É errado construir hipóteses antes das conclusões da investigação”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

INVESTIGAÇÃO

Vídeos do local do acidente postados nas redes sociais e verificados pela Reuters mostraram o que pareciam ser danos causados ​​por estilhaços nos destroços da cauda do avião.

A empresa de segurança da aviação Osprey Flight Solutions disse em um alerta às companhias aéreas na quarta-feira que as imagens dos destroços e as circunstâncias ao redor do espaço aéreo no sudoeste da Rússia indicavam a possibilidade de que o avião tenha sido atingido por alguma forma de fogo antiaéreo.

Drones militares ucranianos têm repetidamente alvejado as regiões do sul da Rússia nos últimos meses, acionando as defesas aéreas russas. A Rússia e a Ucrânia estão em guerra desde a invasão em grande escala de Moscou ao seu vizinho em fevereiro de 2022.

Autoridades de Rússia, Azerbeijão e Cazaquistão pediram investigações sobre o acidente.

A Otan também solicitou uma investigação completa sobre a causa do acidente. “Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e vítimas do voo J28243 da Azerbaijan Airlines”, disse a porta-voz da Otan Farah Dakhlallah em um post na plataforma X.

© Reuters. Local de queda de avião perto de Aktau
 25/12/2024   REUTERS/Azamat Sarsenbayev

“Desejamos aos feridos no acidente uma rápida recuperação e pedimos uma investigação completa.”

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão brasileiro de investigação de acidentes aeronáuticos e representante acreditado do país de projeto e fabricação das aeronaves produzidas pela Embraer, informou que está em contato com a agência cazaquistã responsável por conduzir as ações iniciais de investigação “para a prestação de um eventual suporte técnico que aquela autoridade julgue necessário”.

(Reportagem adicional de Tamara Vaal em Astana, Joanna Plucinska, Filipp Lebedev em Londres e Gleb Stolyarov em Tbilisi)



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Entenda como será o sorteio da Copa do Mundo de 2026 – 04/12/2025 – Esporte

Com shows de Andrea Bocelli e Village People, acontece nesta sexta-feira (5),...

Dez jogadores livres para seu clube contratar

Faltando apenas uma rodada para o fim do Brasileirão, a maior parte...

Extrema-esquerda da Alemanha evita possível crise sobre projeto de lei das pensões

Extrema-esquerda da Alemanha evita possível crise sobre projeto de lei das pensões...

Atleta goiano disputa o Mundial de Jiu-Jitsu 2025 em São Paulo

O atleta Jefferson Dâmaso está na capital paulista para disputar o Campeonato...