Lar Agricultura Café: Poder de compra frente à ureia é o maior da série Cepea
Agricultura

Café: Poder de compra frente à ureia é o maior da série Cepea

O poder de compra de cafeicultores brasileiros frente aos insumos agrícolas, sobretudo fertilizantes, vem crescendo neste ano, de acordo com levantamentos do Cepea. Em relação à ureia, por exemplo, o produtor do Sul de Minas Gerais precisa de aproximadamente 1,59 saca de do tipo 6 para adquirir uma tonelada do insumo, na parcial de dezembro (até o dia 6). Trata-se do momento mais favorável ao cafeicultor, considerando-se a série histórica do Cepea para a ureia, iniciada em janeiro de 2008. Segundo o Centro de Pesquisas, essa melhora se deve à expressiva alta de preços do ao longo de 2024, refletindo os cenários produtivos no Brasil e no Vietnã. A oferta pressionada tem levado os estoques mundiais do café a volumes baixos. Do lado da demanda, a procura global segue firme, mesmo com os valores elevados ao consumidor.

ARROZ: Preços sinalizam estabilidade; agentes seguem atentos ao e leilões

Pesquisas do Cepea mostram que os preços do no Rio Grande do Sul têm se mostrado mais estáveis nos últimos dias. De modo geral, agentes seguem atentos à valorização cambial e aos leilões de opção de venda ofertados pelo Governo – o último leilão apresentou fraca demanda, sinalizando que os patamares dos contratos são considerados baixos pelo mercado. Quanto às transações externas, dados da Secex analisados pelo Cepea apontam que, em novembro, as compras brasileiras de arroz em casca se limitaram a 74,76 mil toneladas, forte queda de 38,1% em relação ao mês anterior e a menor quantidade adquirida desde fevereiro de 2022. As exportações também caíram em novembro/24, para 111,79 mil toneladas em equivalente arroz em casca, redução de 8,98% no comparativo mensal e de 20,1% sobre o mesmo período de 2023. Trata-se, ainda, do menor volume embarcado desde junho/24.

ALGODÃO: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro

Os preços do em pluma têm subido com mais força neste início de dezembro. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem da posição firme de vendedores, que, por sua vez, estão atentos à valorização do dólar frente ao Real. Agentes de indústrias seguem afastados do spot nacional, apontando ter estoques para dezembro e sinalizando retorno das compras apenas no início de 2025. Nesse sentido, o Centro de Pesquisas indica que alguns players realizam novos contratos a termo, para entrega no decorrer do próximo ano. Vale considerar que negociações para exportação também foram captadas pelo Cepea, principalmente diante do atual patamar do dólar. O Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, iniciou esta semana a R$ 4,2095/lp (no dia 9), o maior valor desde 15 de março de 2024 e acumulando alta de 3,5% na parcial de novembro.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Agro é Show impulsiona agronegócio regional na Expo Catalão 2025

Catalão (GO) – A Expo Catalão 2025 abriu espaço para o fortalecimento...

Sabores do campo encantam o público na 10ª edição do Festival de Receitas da Expo Catalão 2025

A 10ª edição do Festival Receitas do Campo foi um dos destaques...

Expo Kids encanta público infantil e registra recorde de participação na Expo Catalão 2025

A Expo Kids 2025, projeto infantil da Expo Catalão, mais uma vez...