Catalão vive um momento de fortalecimento da agricultura familiar. Nesta sexta-feira (26/9), a Prefeitura promoveu, na sede da COACAL (Cooperativa dos Produtores de Leite de Catalão), dois atos que marcam um novo ciclo para produtores e movimentos sociais do campo.
Equipamentos para impulsionar a produção leiteira
O evento começou com a entrega de um trator à COACAL e a assinatura de aporte financeiro para aquisição de uma forrageira, em parceria com a Câmara Municipal. Os equipamentos, concedidos pela administração municipal, representam investimento direto na produção leiteira local e no fortalecimento do cooperativismo.

Wender Antônio Ferreira, presidente da COACAL, ressaltou: “Hoje é mais um passo que a COACAL dá, junto com os produtores de leite, com esses implementos cedidos pela prefeitura, para valorizar esses produtores e permitir que continuem produzindo esse alimento tão essencial à vida.”


Terreno para a primeira Casa Camponesa do MCP
Em seguida, a Prefeitura oficializou a concessão de um terreno público ao Movimento Camponês Popular (MCP), garantindo as bases para a construção da primeira sede estadual e nacional da entidade.

Marivalda Santos, dirigente do MCP, comemorou: “Esse dia é muito importante para o movimento camponês no Brasil. Temos cinco núcleos espalhados pelo estado e nenhum deles possui sede própria. Essa será a primeira, graças à concessão feita pela gestão municipal. Poderemos comercializar nossos produtos com segurança.”
Mais espaço, mais oportunidades
A futura Casa Camponesa será um ponto estratégico para comercialização de alimentos produzidos por camponeses de Catalão e de outras regiões do país. O espaço também vai fomentar a economia solidária, a agricultura familiar e o protagonismo rural, oferecendo produtos frescos, saudáveis e de qualidade à população.
O ato teve a participação do prefeito de Catalão Velomar Rios acompanhado da 1ª dama Neusa Teodora Rios, dos vereadores: Claudio Lima, Deusmar Barbosa da Rocha, Gilmar Antônio Neto, Gilberto Barbosa de Andrade, Luís Socorro Moreira – Pamonheiro, o presidente da Câmara Jair Humberto da Silva, o presidente do Sindicato Rural Ricardo Pires Monteiro, o Assessor Especial de Gabinete de Davinópolis, Alvim Ramos Rodrigues representando a prefeita Vanusa Bento Gomes e o Assessor Especial da Governadoria Luiz Sampaio.
















Deixe um comentário