Lar Saúde Como lidar quando uma brincadeira fere seus sentimentos – 25/01/2025 – Equilíbrio
Saúde

Como lidar quando uma brincadeira fere seus sentimentos – 25/01/2025 – Equilíbrio

Especialistas dizem que provocações afetuosas podem, na verdade, fortalecer os relacionamentos. Isso porque vêm “de um lugar de calor e celebração das peculiaridades da pessoa”, diz Mia Smith-Bynum, chefe do departamento de ciências familiares da Universidade de Maryland, em College Park. Já o tipo de provocação nociva pode causar vergonha e raiva, além de prejudicar seu senso de segurança e confiança. Perguntei a especialistas como identificar quando alguém passa dos limites — e como pará-los.

Reconheça que você não precisa “levar na brincadeira”

Frequentemente, as pessoas que são provocadas se perguntam se estão exagerando, diz Bill Eddy, psicoterapeuta, advogado e autor de Our New World of Adult Bullies (“Nosso Novo Mundo de Agressores Adultos”). Mas, se o seu instinto diz “isso machuca”, vale a pena prestar atenção, afirma.

Muitas vezes, os provocadores se isentam da culpa alegando que estão “apenas brincando”, diz Cameron Gordon, professor de psicologia na Vancouver Island University, que estuda o tema. Mas isso não diminui o impacto para quem está sendo provocado, destaca Gordon. Sua pesquisa confirma isso.

Se for persistente, pergunte o que está por trás da provocação

Lisa Brateman, assistente social licenciada, diz que muitas vezes vê provocações em sessões de terapia de casal. Pode ser uma maneira de os parceiros abordarem um problema sem enfrentá-lo diretamente, afirma Brateman, autora de What Are We Really Fighting About? (“Sobre o que estamos realmente brigando?”).

É melhor ter uma conversa sobre os problemas subjacentes que alimentam essas “brincadeiras”, diz ela. Brateman sugere perguntar: “Você pretendia ferir meus sentimentos? Porque isso não parece brincadeira, e não parece que estamos juntos nisso.”

Interrompa o provocador calmamente

Se você quer parar alguém de provocá-lo no momento, diz Eddy, seja breve e direto. “Você pode dizer: ‘Eu apreciaria se você não dissesse coisas assim’, ou ‘Ei, já chega’”, sugere. Um simples “ai” também pode ser eficaz, porque chama a atenção da pessoa sem ser confrontador.

Mantenha a provocação divertida

Se você for o provocador, diz Gordon, preste atenção às reações. A pessoa está séria e em silêncio? Se sim, peça desculpas rapidamente, recomenda ele. Como saber se a provocação é saudável? É gentil. “O que eles também estão mostrando é que realmente veem você”, afirma Brateman. Isso cria e sustenta intimidade, acrescenta.

FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

OMS faz alerta sobre aumento de mortes e casos de malária – 04/12/2025 – Equilíbrio e Saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta sobre o aumento...

Porto Alegre tem maior mortalidade por Aids do país – 03/12/2025 – Equilíbrio e Saúde

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostrou que Porto Alegre ainda...

Goiânia: Instituto Patris assume gestão do Hospital e Maternidade Dona Íris

A Prefeitura de Goiânia informa que, a partir das 7h deste sábado...