Lar Educação Escola de Enfermagem da USP cancela aula de astrologia – 22/05/2025 – Educação
Educação

Escola de Enfermagem da USP cancela aula de astrologia – 22/05/2025 – Educação

A direção da Escola de Enfermagem da USP decidiu cancelar uma aula aberta sobre astrologia, um dia após o evento ser divulgado nas redes sociais e ser alvo de críticas.

A aula intitulada “Astrologia e Desenvolvimento Humano” estava marcada para acontecer no próximo dia 6 e seria ministrada pelos astrólogos Oscar Quiroga e Renata Godoy.

O evento começou a ser divulgado na quarta-feira (21) nos perfis da Escola de Enfermagem nas redes sociais e passou a ser questionado e criticado. Nesta quinta-feira (22), as publicações já tinham sido removidas.

A astrologia é considerada uma pseudociência. Ou seja, apesar de ser apresentada como um campo de estudo com aparência científica, já foi comprovada como falsa pela ciência.

Estudos conduzidos por vários ramos da ciência, incluindo astronomia e estatística, concluíram que não há relação de causa e efeito comprovada, até o momento, entre os movimentos dos astros e o comportamento humano.

Em nota à Folha, a direção da Escola de Enfermagem disse que “não promoveu, nem promove eventos ou aulas com foco em astrologia e não reconhece essa temática como pertinente à formação em saúde.”

Informou ainda que a aula foi uma “iniciativa isolada, sem chancela institucional”. Segundo a direção, o evento foi organizado após uma solicitação de estudantes de graduação que participam de aulas de ioga na escola —atividade não curricular que é ofertada dentro da unidade, mas oferecida por uma pessoa externa.

De acordo com a direção, o profissional responsável pelas aulas de ioga sugeriu a uma docente da escola realizar uma roda de conversa sobre o tema “sem a intenção de validar a astrologia como conhecimento científico.”

“Contudo, a forma como o evento foi divulgado, sem o devido enquadramento crítico, levou a Direção a cancelar a atividade e remover imediatamente a divulgação do evento dos canais institucionais. Reforçamos que nossas ações estão sempre pautadas pelo compromisso com a ciência, com a formação crítica e ética dos profissionais e com práticas baseadas em evidências científicas”, diz a nota.

FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Enem Belém 2025: confira gabarito oficial do primeiro dia – 04/12/2025 – Educação

O Inep, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta quinta-feira...

Daniel Vilela inaugura nova escola em Aparecida de Goiânia e reforça meta de substituir unidades de placas

O vice-governador Daniel Vilela entregou, nesta terça-feira (21/10), a nova sede do...

Trabalhar é motivo para maioria dos homens deixar escola – 03/12/2025 – Educação

A necessidade de trabalhar foi motivo listado pela maioria dos homens entre...

Porangatu anuncia bonificação histórica para profissionais da educação

A Prefeitura de Porangatu encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei...