A Fuvest vai estrear neste ano um projeto de apoio psicológico voltado a participantes do vestibular. O programa, chamado Fuvest Escuta, foi desenvolvido com o IPUSP (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP) e prevê ações para auxiliar estudantes a reconhecer sinais de ansiedade e a adotar estratégias de controle emocional antes e durante a prova.
A proposta surgiu após equipes envolvidas na aplicação do exame identificarem, nos últimos anos, mais casos de crises de ansiedade entre candidatos. Em maio deste ano, em entrevista à Folha, o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Mônaco, afirmou que “na edição 2025, o número de crises foi muito grande, muito maior do que nos anteriores”, o que motivou a criação do programa. A iniciativa também será usada como base para estudos acadêmicos sobre o tema, segundo a fundação.
O atendimento principal será feito em rodas de conversa virtuais, mediadas por psicólogos ligados ao IPUSP —entre eles pós-graduandos, mestres, doutores e professores. Serão oferecidas até 10 mil vagas, com prioridade para quem confirmar primeiro a inscrição no vestibular e para candidatos isentos da taxa.
A adesão ao programa não ocorre junto com a inscrição no vestibular. Após a confirmação do pagamento da taxa —ou validação da isenção—, o candidato poderá se inscrever no Fuvest Escuta por meio da Área do Candidato. As datas das rodas de conversa ainda não foram divulgadas.
As discussões vão abordar o reconhecimento de gatilhos emocionais, técnicas para reduzir crises em situações de pressão e estratégias para manter a concentração. Para aqueles que não conseguirem vaga, será disponibilizada uma videoaula conduzida pelo psicanalista e professor Christian Dunker, com orientações semelhantes às das rodas virtuais.
De acordo com a professora Maria Moretto, do IPUSP, o objetivo é combinar escuta, interação e ensino, além de mapear as condições psicológicas dos participantes, o que pode servir de base para políticas públicas voltadas ao manejo da ansiedade e do estresse na vida acadêmica e profissional.
As inscrições para o vestibular da Fuvest começam nesta segunda-feira (18), às 12h.
A Fuvest já havia anunciado outras mudanças na prova deste ano. Entre elas está um novo projeto gráfico, desenvolvido para reduzir a fadiga visual dos candidatos. Em maio, na mesma entrevista, Monaco explicou que a escolha da nova tipografia foi feita após pesquisa conduzida pela fundação, na qual voluntários leram o mesmo texto em diferentes tipos de letra. O formato selecionado foi considerado o menos cansativo.
As alterações visuais se somam a ajustes no conteúdo. A fundação tem orientado as bancas elaboradoras a ampliar a interdisciplinaridade e a transversalidade, permitindo que um mesmo texto, gráfico ou tabela seja usado para elaborar questões em mais de uma disciplina.
QUEM PODE SE INSCREVER NO FUVEST ESCUTA?
Estudantes que já tiverem a inscrição no vestibular da Fuvest confirmada —seja com o pagamento da taxa, seja com a validação da isenção. A prioridade será para candidatos que se inscreverem primeiro e para os isentos.
COMO SE INSCREVER?
Após a confirmação da inscrição no vestibular, o candidato poderá acessar a Área do Candidato e preencher o formulário para participar do Fuvest Escuta. A adesão ao programa não é feita no mesmo momento da inscrição na prova.
QUAIS SÃO AS DATAS?
As datas das rodas de conversa virtuais ainda não foram divulgadas pela Fuvest.
E QUEM NÃO CONSEGUIR VAGA?
Os candidatos que ficarem de fora das rodas virtuais terão acesso a uma videoaula gravada pelo psicanalista e professor Christian Dunker, com dicas de reconhecimento de gatilhos emocionais e estratégias para controle da ansiedade e concentração.
A Folha oferece assinatura gratuita para estudantes que se inscreverem no Enem; clique aqui para saber mais.















Deixe um comentário