
Por Júlia Ma
Durante o mês, iniciativas voltadas à proteção dos recursos naturais buscam ampliar o engajamento da população em práticas sustentáveis
Criada pela Lei Estadual nº 17.227/2020, o JUNHO AMBIENTAL (também conhecido como Junho Verde), prevê a realização de atividades de educação ambiental para todo o mês de junho, anualmente, com objetivo de engajar a sociedade na preservação do meio ambiente.
O objetivo da Campanha Junho Ambiental é reforçar a relevância do engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente, na perspectiva de um desenvolvimento que seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Objetiva ainda desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações.
O Junho Verde é o mês dedicado à conscientização ecológica. Na Bahia, o Governo do Estado lançou uma série de ações com investimentos de cerca de R$ 49,8 milhões em programações descentralizadas focadas em sustentabilidade, restauração e educação em todo o território.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizará, durante este mês, uma série de atividades abertas ao público em diversos estados. As ações são comemorativas em alusão ao Dia Nacional da Educação Ambiental (03/06) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e ocorrem em sintonia com a campanha Junho Verde, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A programação teve início na segunda-feira (1°), com a abertura da consulta pública para criação do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Serra da Chapadinha. A área proposta para a Unidade de Conservação reúne atributos ambientais de elevada relevância ecológica, incluindo remanescentes de vegetação nativa, recursos hídricos estratégicos para a região e habitats importantes para a conservação da fauna e da flora.
Nesta quarta-feira (3), em celebração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, é realizada uma programação especial na Biblioteca Milton Santos, em Salvador. A atividade, promovida em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), conta com uma roda de conversa sobre educomunicação e protagonismo socioambiental.
A programação e os eventos locais ganham destaque na região de Salvador e do estado:
- Semana Oceânica (Salvador): Entre os dias 8 e 12 de junho, o Museu Geológico da Bahia sediará debates sobre economia azul, gestão de resíduos e adaptação climática, além do fortalecimento da Rede de Cultura Oceânica da Bahia (RECOBA)
- Encontro do Programa Água Doce (Feira de Santana): Nos dias 16 e 17 de junho, agentes se reúnem para fortalecer o abastecimento hídrico no semiárido baiano.
- Combate à Desertificação (Juazeiro): Nos dias 17 e 18 de junho, um seminário atualizará o Plano de Ação Estadual voltado à preservação do solo e à convivência com a seca.
Será entregue o Cetas Oeste, em Barreiras, primeiro equipamento do tipo na região Oeste e no bioma Cerrado baiano. Com investimento de quase R$ 8 milhões, a unidade ampliará a capacidade de atendimento, reabilitação e destinação de animais silvestres resgatados ou apreendidos, fortalecendo a descentralização da gestão da fauna no estado.
Um dos destaques na programação deste ano é o encontro Protocolos e Práticas para a Educação Socioambiental em Cenários de Eventos Extremos, nos dias 2 e 3 de junho, em São Paulo (SP). O evento é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e apoio de instituições. Sua proposta central é reunir pesquisadores, gestores públicos, educadores e comunidades diretamente impactadas pela crise climática para construir protocolos que integrem a dimensão educativa ao enfrentamento de desastres, fortalecendo e ampliando a capacidade de ativação dos protocolos já existentes, inclusive os da Defesa Civil.
Em Brasília, de 8 a 11 de junho, o MMA realizará a Semana Nacional do Meio Ambiente, evento que conta com apoio do Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). As atividades na capital federal serão voltadas para todas as idades, com programação especial em celebração ao meio ambiente, no intuito de aproximar a sociedade das ações de conservação e sustentabilidade.








Deixe um comentário