Lar Política Nova Diretoria da Federação Goiana dos Municípios (FGM) é diplomada no Paço Municipalista Maguito Vilela
Política

Nova Diretoria da Federação Goiana dos Municípios (FGM) é diplomada no Paço Municipalista Maguito Vilela

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (24/4), o prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, foi oficialmente diplomado como presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) no Paço Municipalista Maguito Vilela, sede da instituição em Goiânia.

A diplomação de Paulo Vitor e sua diretoria marca o início de uma nova gestão à frente da FGM para o período de 2025 a 2028, que representa a pluralidade e diversidade regional de Goiás, para conduzir os trabalhos da entidade neste próximo mandato.

Compõem a diretoria gestores de diferentes regiões do estado, reforçando o compromisso da FGM com o municipalismo participativo e integrado. Entre os nomes diplomados estão: Allan Paes Xavier (Crixás), Ana Paula Lima de Oliveira Machado (Rio Quente), Marcelo Martins de Paiva (Anhanguera), Claudiomar Contin Portugal (Acreúna), Kleber Luiz Marra (Caldas Novas), Paulo Cesar Jorge Nascimento – Ferruja (Anicuns), Fernando Pellozo (Senador Canedo), Dr. Rogério Queiroz (Campos Verdes), Sandro Mabel (Goiânia), Edson Guimarães de Faria (Pontalina), João Henrique Silva (Porteirão) e Argemiro Rodrigues Santos Neto (Caiapônia), além de outros representantes municipais.

A nova gestão da FGM assume com o propósito de fortalecer o diálogo entre os municípios e as esferas estadual e federal, defender os interesses das administrações locais e promover o desenvolvimento equilibrado de todas as regiões de Goiás.

A cerimônia teve a presença do vice-governador Daniel Vilela (MDB) representando o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que defendeu o atual modelo de relação entre o Estado e as prefeituras, baseado na confiança, no diálogo e na cooperação. Em discurso destacou que a gestão de Ronaldo Caiado encerrou práticas de pressão e retaliação contra prefeitos, adotando uma postura de parceria efetiva e desburocratizada.

“O Governo do Estado não tem uma relação de imposição e cobrança, que muitos prefeitos antes tinham receio e sofriam com medo de retaliação. Os prefeitos eram pressionados, mas não recebiam contrapartida quando apoiavam. Antes, o governo lançava programas, assinava convênios, e só mandavam parte do dinheiro, ficava para a prefeitura processo e problemas”.

Segundo o vice-governador ressaltou, a gestão atual mantém um formato de parceria diferente e melhor para a qualidade de vida do povo goiano. “Hoje, a responsabilidade burocrática não recai mais sobre os municípios. O Estado vai até lá, executa a obra e entrega. O papel do prefeito volta a ser o de cuidar das pessoas, e não de responder por processos que não gerou”, afirmou Daniel. Ainda de acordo com ele, as parcerias com municípios têm dado resultados e deve se aprofundar com a ampliação de programas como o de casas a custo zero, recapeamento urbano, transporte escolar, assistência social e, agora, a substituição de pontes de madeira por estruturas modernas em estradas vicinais, com execução direta pela Goinfra.

A cerimônia também homenageou Maguito Vilela, pai de Daniel, falecido em 2021. “Meu pai foi vereador, deputado, governador e senador, mas sempre dizia que a maior realização de sua vida pública foi ser prefeito. Ele sabia, como vocês sabem, que o prefeito é quem escuta primeiro a demanda do cidadão”, disse Daniel.

Deixando a presidência da entidade, Haroldo Naves também falou sobre a homenagem ao pai de Daniel. “Foi um privilégio trabalhar com Maguito Vilela no início da minha vida pública. Ele foi um grande líder político e um grande municipalista. Não há um município no estado de Goiás que não tenha uma obra encampada por ele”.

Haroldo também nomeou a sala de reuniões Valdeci Portes. Homenageando, Valdeci Portes que foi vice-prefeito na gestão 97/2000 e prefeito de 2001 a 2004 em Santa Terezinha de Goiás, tendo 40 anos de vida publica em prol do município.

Reconhecimento e continuidade


Ao elogiar a gestão de Haroldo Naves, o novo dirigente da FGM reafirmou o compromisso com a continuidade das ações e o fortalecimento do municipalismo. “Vamos trabalhar com responsabilidade, humildade e união. A mesma alegria que Haroldo sente hoje, queremos sentir daqui a quatro anos”, concluiu Paulo Vitor.

Marcaram presença na cerimônia, o deputado estadual Lineu Olímpio, o presidente da Associação Goiana dos Munícipios (AGM) José Délio Alves Júnior que também é prefeito de Hidrolândia e o Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Corumbaíba: Câmara realiza 35ª Reunião Ordinária

A Câmara Municipal de Corumbaíba realizou na tarde desta segunda-feira, 1º de...

Oposição critica governo após caso Lulinha: “Quem poderia imaginar?”

Oposição critica governo após caso Lulinha: “Quem poderia imaginar?” Fonte

Alcolumbre dispara contra governo Lula e reclama de ataques

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), subiu o tom nesta quarta-feira...

Gilmar restringe à PGR pedido de impeachment de ministros – 03/12/2025 – Poder

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta quarta-feira...