Lar Educação PUC-SP cria comitê para regular uso de IA – 30/05/2026 – Educação
Educação

PUC-SP cria comitê para regular uso de IA – 30/05/2026 – Educação

A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) criou um comitê de governança em inteligência artificial para estabelecer diretrizes sobre o uso da tecnologia na instituição.

O anúncio foi feito durante a Semana de Letramento em IA, realizada no campus Monte Alegre, na zona oeste de São Paulo. As diretrizes devem contemplar temas como ética, integridade acadêmica, proteção de dados, transparência e inovação no ensino.

Para o reitor Vidal Serrano Júnior, a criação do comitê responde ao avanço acelerado da tecnologia. Ele afirma que a inteligência artificial pode ampliar a produção de conhecimento, mas também comprometer a formação se usada de forma inadequada.

Segundo a universidade, o comitê deve se apoiar em referências internacionais, incluindo documentos e recomendações da Unesco sobre ética em inteligência artificial, e terá como função elaborar orientações destinadas a estudantes e docentes.

O colegiado será presidido pela professora Lucia Santaella, que afirma que o maior desafio está nos efeitos da IA sobre a experiência humana. Segundo ela, a velocidade do avanço tecnológico produz consequências que ainda estão sendo compreendidas e que exigem análise cuidadosa.

Além da PUC-SP, outras universidades do país já começaram a discutir o uso de IA em sala de aula. Em março, a Folha mostrou que USP, Unicamp e Unesp já têm protocolos para essas ferramentas. Em geral, professor e aluno combinam como usar a tecnologia, e o uso precisa ser informado nos trabalhos, com o nome do modelo e os comandos usados.

A instituição diz que a proposta vai além de normas internas e inclui debate sobre os impactos da tecnologia.

FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Anhanguera ganha destaque em sessão solene que homenageou profissionais da Educação em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco, na manhã da última...

UNE rebate reitor da USP sobre greve e critica fim – 09/06/2026 – Mônica Bergamo

A presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Bianca Borges, rebateu as...

Aparecida de Goiânia: Prefeito Leandro Vilela pede atenção aos pais a sinais de violência contra menores

O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, conclamou na última quarta (03/06) os...

‘DTF St. Louis’: Quando amor e desejo se desencontram – 08/06/2026 – Vera Iaconelli

Entre o sujeito que “deveríamos” amar e aquele que elegemos existe o...