Lar Religião Salvação pode ser perdida? Mocellin discorda de Luciano Subirá
Religião

Salvação pode ser perdida? Mocellin discorda de Luciano Subirá

Um corte de uma entrevista concedida pelo pastor Luciano Subirá ao podcast JesusCopy viralizou por conta de uma afirmação sua sugerindo que a Salvação pode ser perdida. A polêmica repercutiu nas redes sociais e o pastor Rodrigo Mocellin comentou que a declaração é “absurda”.

“Se a gente entender o processo, e que a ação da graça não é, ou a Salvação, um ato único e instantâneo – porque se tem porta, se tem caminho, tem alvo, tem um processo. Para mim, o processo pode ser abortado”, disse Luciano Subirá.

O pastor Rodrigo Mocellin, que segue a linha teológica calvinista – oposta à interpretação arminiana de Subirá –, afirmou que a declaração do pastor da Igreja Alcance, de Curitiba (PR) é muito comum entre os evangélicos do século 21, mas está errada: “Essa é uma figura de linguagem que ele usa para dizer que é possível perder a Salvação. […] É um absurdo. ‘A Salvação é um processo que pode ser abortado’. Ou seja, podemos perder”.

Mocellin se debruçou sobre a frase, dizendo concordar que se trata de um processo: “A Salvação não é um ato único, ele disse. Isso está certo e errado ao mesmo tempo. Tem um aspecto da Salvação que é um ato único, sim: a justificação pela fé. É um ato irrevogável, baseado na graça de Deus. Quando alguém crê, essa pessoa é declarada justa pelos méritos de Cristo. Por isso Paulo diz ‘assim, se alguém está em Cristo, não há mais condenação’”.

“Por outro lado, a Salvação tem etapas. É um processo. Paulo fala sobre isso em Rm 8.30: ‘E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou’. […] A Salvação do cristão já está garantida, mas o cristão passa por todas essas etapas até que a Salvação se torne completa”, ponderou.

Obra completa

As Escrituras, ponderou o pastor da Igreja Resgatar, de Guaratinguetá (SP), dizem que as obras de Deus são completas: “O que Luciano está defendendo é que você pode ser chamado, crer, então ser justificado, mas no meio do caminho não concluir essa jornada e então perder a Salvação. Deixar de ser declarado justo? Essa é a perspectiva dele. Qual o problema disso? Fp 1.6: ‘Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completa-la até o dia de Cristo Jesus’”.

O único risco de perda seria se não fosse uma obra de Deus, disse Mocellin: “Sabe por que no meio do processo nós não vamos perder? Quem começou nossa Salvação? Deus. Quem vai terminar nossa Salvação? Deus. […] A sua Salvação está nas suas mãos ou nas mãos de Deus? Se estiver nas suas, aí você pode perder”.

Assista:

Assine o Canal



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Avião de agência humanitária evangélica é sequestrado

Um avião da Samaritan’s Purse, que transportava ajuda humanitária para o Sudão...

Indicação de Jorge Messias ao STF amplia crise com evangélicos

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no...

Joe Rogan diz que a Bíblia é ‘fascinante’ e destaca bondade

O podcaster Joe Rogan compartilhou recentemente mais detalhes sobre sua jornada em...

Papa Leão XIV elogia ‘corajoso testemunho de cristãos armênios’

O papa Leão XIV elogiou a perseverança e a fé dos cristãos...