Lar Esportes Síria busca laços estratégicos com Ucrânia, enquanto Kiev promete mais ajuda com envio de alimentos Por Reuters
Esportes

Síria busca laços estratégicos com Ucrânia, enquanto Kiev promete mais ajuda com envio de alimentos Por Reuters

DAMASCO (Reuters) – A Síria busca parcerias estratégicas com a Ucrânia, afirmou seu novo ministro das Relações Exteriores ao homólogo ucraniano nesta segunda-feira, enquanto Kiev busca estabelecer laços com os novos governantes islâmicos em Damasco, em um cenário de influência russa em declínio.

A Rússia foi uma aliada constante do presidente deposto Bashar al-Assad e concedeu-lhe asilo político. Moscou afirmou estar em contato com a nova administração em Damasco, para discutir, inclusive, sobre o destino das instalações militares russas na Síria.

“Haverá parcerias estratégicas entre nós e a Ucrânia nos níveis político, econômico, social e científico”, disse o recém- nomeado ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad Hassan al-Shibani, ao chanceler ucraniano, Andrii Sybiha.

“Certamente o povo sírio e o povo ucraniano têm a mesma experiência e o mesmo sofrimento que enfrentamos ao longo de 14 anos”, acrescentou, aparentemente traçando um paralelo entre a brutal guerra civil da Síria (2011-2024) e a tomada de território ucraniano pela Rússia, culminando na invasão em larga escala de 2022.

Sybiha, que também se reuniu com o novo governante de facto da Síria, Ahmed al-Sharaa, em Damasco nesta segunda-feira, afirmou que a Ucrânia enviará mais remessas de ajuda alimentar para a Síria, após a chegada esperada de 20 carregamentos de farinha, previstas para terça.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse esperar que fornecer ajuda à Síria seja benéfico para restaurar a estabilidade na Ucrânia, que está em guerra com a Rússia há 34 meses.

“Podemos ajudar a restaurar a estabilidade na Síria após anos de interferência russa e isso sem dúvida nos ajudará a restaurar a paz para nós mesmos”, afirmou Zelenskiy em seu discurso noturno em vídeo.

“Será o passo certo renovar nossas relações diplomáticas com a Síria e nossa cooperação econômica. Tenho grande esperança de que a Síria pós-Assad respeitará o direito internacional de uma forma que Assad não pôde e não quis”, acrescentou.

Na última sexta-feira, Zelenskiy anunciou o envio do primeiro lote de ajuda alimentar da Ucrânia para a Síria, composto por 500 toneladas de farinha de , como parte da iniciativa humanitária “Grãos da Ucrânia”, em cooperação com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.

A Ucrânia, produtora e exportadora global de grãos e oleaginosas, tradicionalmente exporta trigo e para países do Oriente Médio, mas não para a Síria, que na era Assad importava alimentos da Rússia.

O fornecimento de trigo russo para a Síria foi suspenso devido à incerteza sobre o novo governo em Damasco e atrasos nos pagamentos, disseram fontes russas e sírias à Reuters no início de dezembro.

© Reuters. Líder de facto da Síria, Ahmed al-Sharaa, se reúne com chanceler ucraniano, Andrii Sybiha
30/12/2024
REUTERS/Khalil Ashawi

A derrubada de Assad pelo grupo islâmico de Al-Sharaa, o Hayat Tahrir al-Sham, colocou em dúvida o futuro das bases militares da Rússia na Síria — a base aérea de Hmeimim, em Latakia, e a instalação naval de Tartous.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que o status das bases militares russas seria objeto de negociações com a nova liderança em Damasco.

(Reportagem de Clauda Tanios, Timour Azhari, Tala Ramadan, Nayera Abdallah e Ron Popeski)



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Entenda como será o sorteio da Copa do Mundo de 2026 – 04/12/2025 – Esporte

Com shows de Andrea Bocelli e Village People, acontece nesta sexta-feira (5),...

Dez jogadores livres para seu clube contratar

Faltando apenas uma rodada para o fim do Brasileirão, a maior parte...

Extrema-esquerda da Alemanha evita possível crise sobre projeto de lei das pensões

Extrema-esquerda da Alemanha evita possível crise sobre projeto de lei das pensões...

Atleta goiano disputa o Mundial de Jiu-Jitsu 2025 em São Paulo

O atleta Jefferson Dâmaso está na capital paulista para disputar o Campeonato...